Paulo Coragem – A voz de Banco da Vitória

novembro 13, 2024 0 Por bancodavitoria1928

Paulo Sérgio Pereira de Souza é conhecido em Banco da Vitória como Paulo Coragem (recebeu esse apelido devido sua índole calma e apaziguador). Mas poderia muito bem se chamar Paulo Violão ou, mais ao seu agrado, Paulinho do Rio Cachoeira. Paulo Coragem parece que nasceu tocando violão e cantando as belezas das nossas matas e principalmente do nosso rio. Só consigo lembrar do meu grande amigo Paulo da seguinte forma: ele com seu violão e o seu violão com ele.

Paulo é filho de ícones e verdadeiras lendas de Banco da Vitória. Seu pai era Nafital de Souza e sua mãe, a bem-amada, professora Gláucia Pereira Rocha. Dessa alquimia cultural, ele nasceu (ou melhor estreou) em 3 de dezembro de 1962. A quem diga que Paulinho puxou aos Souza na arte de tocar violão e aos Pereira na arte de cantar.

Paulo Souza é um espetacular músico, brilhante compositor e magistral cantor. Com sua voz aveludada, calma e melodiosamente envolvente, ele canta como quem conversa com as matas, resenha com a flora e murmura com as águas.

Sua poesia é provinciana, terral, intimista e contemplativa. É o poeta de Banco da Vitória.

Como quem faz um louvor à vida, as músicas de Paulo Coragem não só cantam as belezas da nossa aldeia e do nosso rio Cachoeira, mas também servem de alerta ecológico, um grito de socorro em prol do nosso planeta. Dessa forma, Paulinho não apenas canta, mas também encanta e nos conscientiza da importância da preservação da natureza e do planeta Terra.

Os Souza e Pereira tem orgulho do seu irmão artista, querido, altamente bondoso e do ser humano mais que especial, que é Paulo Voragem.

O Banco da Vitória tem prazer de dizer que Paulo Coragem nasceu e vive no seu coração. Ele é a verdadeira voz da nossa comunidade e as suas melodias são nossas canções de ninar gente grande.

Se eu fosse você, ao encontrar Paulo Coragem por aí, lhe daria um forte abraço. Afinal, não é todo lugar que tem uma “voz” que anda, canta e encanta. Paulo Coragem faz isso com tanta naturalidade que a sua voz, muitas vezes, se confundem com os sussurros dos ventos que abanam o nosso povo e embalam os nossos sonhos.

Paulo Coragem tem nome de cantor. Faz jus a sua estirpe. O Banco da Vitória orgulha-se deste artista completo e sereno.

Vídeos do artista Paulo Souza no Youtube. Acesse o Canal Aqui